Tudo vale a pena se a alma não é pequena, já dizia Fernando Pessoa, o maior poeta da língua portuguesa. Mas se a pessoa do Fernando tivesse assistido ao jogo de hoje entre Brasil e Portugal, ficaria abismado com almas tão pequenas quanto as de Dunga e Carlos Queiroz, que se contentaram com um zero a zero chato e previsível, de um típico jogo de comadres.

Depois da goleada de 7 a 0 em cima da Coreia da Morte, confesso que fiquei com medo de Portugal. Afinal, Cristiano Ronaldo (que ao contrário do que dizem, não é viado, embora já tenha o alvará pra quando quiser ser) disse que os gols eram como catchup, quando saem, vêm tudo de uma vez. Mas só agora entendi o que o luso disse. O catchup saiu todo de uma vez contra os jirayas e agora secou.
Tudo bem que esse jogo não valia muita coisa, até porque ser primeiro ou segundo não era garantia de pegar a melhor ou pior nas oitavas. Mas precisavam fazer um joguinho tão chocho? Esse time de Portugal é uma piada! Não sei se era luto pelo Saramago, mas os bigodudos passaram o primeiro tempo todo se segurando, com medo do Brasil, que por sua vez ficou tocando a bola pro lado, sem arriscar nada.
Veio o segundo tempo e a postura dos portugas mudou. Dispostos a botar o Brasil pra dançar o tiro-liro-lá, Portugal veio com tudo, mas esbarrou na própria falta de talento para a conclusão. Como diria Tati Quebra-Barraco, Deco é bom, e talvez tenha feito falta. Cuentrão, aquele que chega na suruba sem ser convidado, deu um certo tempero ao Vasco da Europa, mas foi pouco.

E do lado do Brasil? Sem Elano, Kaká e, misteriosamente, Robinho, o time ficou sem poder de criação. Júlio Baptista é um cara que manja muito, mas não tem como ser o substituto Kaká. Daniel Alves tem um sobrenome de talento, mas ontem foi apenas médio. Felipe Melo bem que estava se segurando, mas ontem não resistiu e fez mais uma de suas felipemelices, ao tentar dar um ippon no portuga. Sorte para o Galvão Bueno que os dois machos dele no time, Lúcio e Júlio César jogaram bem e foram os destaques.

Agora encararemos o Chile. Não dá mais pra jogar na primeira marcha. Abre teu olho, Dunga. Senão, você é que vai ser o anão puxando o coro de "Eu vou, eu vou, pra casa agora eu vou".
Outro jogos:
Coreia do Norte 0 x 3 Costa do Marfim
Ééééééééééééééé, da Costa do Marfim!!!! A imprensa do mundo inteiro dizia que esse jogo não valia mais nada. Como assim? Foi graças ao golzinho salvador no final da partida que eu venci o bolão. Chupa, Roberto!
Suíca 0 x 0 Honduras
A Suíça entrou em campo precisando vencer para se classificar. Aí é que estava o problema. Como é tradicionalmente um país neutro, a Suíça não ataca ninguém, e só joga no erro do adversário. Quando o adversário é um time como o de Honmoles, que não parte pra cima, fica difícil. As verdinhas de Bob Jef que residem na Suíça hoje estão com certeza mais triste.
Espanha 2 x 1 Chile
David Villa Mimosa vai dar trabalho nessa Copa. O atacante marcou mais um e já é um dos artilheiros da competição. Sorte do Dunga que só vai ter que encará-lo numa final. O Chile jogou para o gasto, mas mesmo assim é um time perigoso. Beausejour bocejou e perdeu uns gols, mas Isla de Maceió e "El Mago" Valdívia podem dificultar para a seleção canarinho.