30 de junho de 2010

Arbitrariedades - Day 21

Ufa! Pela primeira vez desde que chegamos aqui, estamos tendo um dia de descanso, sem jogos. Mas quem falou que em Copa do Mundo jornalista pode descansar? Se a Fátima Bernardes que é a Fátima Bernardes tá ralando igual uma escrava, quem sou eu pra achar que tenho direito a folga?

O bicho tá pegando aqui na África do Sul, e nao é nenhum leão correndo atrás de um indefeso veadinho pelas savanas africanas (e olha que tá cheio de veadinho por aqui cobrindo a Copa). A Fifa está muito preocupada com a arbitragem na competição e com toda razão. Alguma força estranha só pode estar agindo no universo quando você descobre que o Carlos Eugênio Simon é um dos melhores árbitros da Copa.

Não vi nada demais no lance do gol do Luís Fabiano, como vocês podem ver aqui

E o pior é que é verdade. Os erros se sucedem, um pior que o outro. Um gol legítimo dos EUA invalidado misteriosamente no jogo contra a Eslovênia; A ajeitada no braço de Luís Fabiano; o gol da Argentina contra a Nigéria, após Samuel segurar um nigeriano; e dois dos mais grosseiros erros de todos os tempos: o primeiro gol de Tévez contra o México (dois quilômetros impedido) e o gol da Inglaterra, invalidado pelo juiz. Nesse gol a bola entrou meio metro, mas o árbitro não deu o gol. E o estranho é que, segundo nossa personal bitch Dany Fikkada, é normal aqui na África entrar meio metro, o que torna o lance ainda mais polêmico.

A câmera exclusiva do Blog mostra que no gol de Tevez havia sim um mexicano dando condição

E os casos são tão grotescos que até os árbitros têm visto, em tempo real, suas merdas no campo. É que os telões dos estádios mostram os replays dos lances e toda a torcida, os jogadores e a própria arbitragem tem a oportunidade de rever as bizarrices. Mas nem assim eles voltam atrás! É tão tosco que no impedimento do Tévez o bandeira viu o lance pelo telão, chamou o árbitro e mesmo assim os dois validaram o gol. E no lance do Luís Fabiano o soprador ainda perguntou se o atacante tinha mesmo ajeitado com o braço, como ele acabara de ver no telão (!!!) Mas a Fifa, sempre prevenida, acabou tomando uma medida pra coibir lances como esses: mandou parar de exibir os replays (!!!!!!). A desculpa do cego é a bengala.

Realmente, a bola não entrou no lance da Inglaterra. Contribuição do Caixa Pretta

O flato é que a Fifa estuda mudanças para diminuir as cagadas arbitrais. E se eu pudesse, gostaria de sugerir algumas soluções para isso. Uma delas seria a implantação de um chip nas bolas. Não nas bolas do jogo, mas sim nas bolas dos árbitros. Cada vez que o árbitro fizesse uma lambança, o chip emitiria um choque nos testículos do juizão. Outra saída seria colocar mais dois auxiliares, atrás dos gols, possibilitando que mais sopradores se beneficiassem dos esquemas de armação de jogos. Mas se tudo isso ainda não resolver, a solução final mesmo seria o Bruno chamar os árbitros pra uma conversa no sítio dele.


29 de junho de 2010

Como diria o Pica Pau, Chili bom é com carne! - Day 19 e Day 20

Tá vendo como é bem melhor assim? Quando pega uma seleçãozinha dessas como o Chile, tem mais é que fazer isso. Enfiar 3 a 0 no lombo deles pra não deixar dúvidas. Inspirados pelo goleiro Bruno, o Brasil chamou o Chile pra conversar no sítio, enfiou-lhe a porrada, queimou as roupas e ainda ocultou o corpo! Desde o terremoto que o Chile não levava uma sacudida tão grande, de 3 graus na escala Dunga!

O jogo começou cheio de expectativa. O Chile vinha de uma derrota para a Espanha, mas jogando bem e o Brasil vinha de um empate jogando mal. Os chilenos sem três titulares e o Brasil sem Elano e Felipe Norris (nesse caso, nem tudo era ruim para o Brasil). Mas ali era a hora da decisão. Quem perdesse ia embora pra casa. E como a casa do Chile está uma bagunça devido aos terremotos, é melhor que eles voltem mesmo mais cedo e façam uma faxina por lá.


Como todo jogo decisivo, Brasil x Chile começou com as equipes se estudando. Os chilenos não tinham escolha e já que tinham um bom ataque, tiveram que partir para cima. O Brasil, confiante de que tem uma defesa espetacular e um ataque perigosíssimo, não se lançou de cara, esperando o melhor momento pra dar o bote. E ele veio com o gol de Juan, de cabeça após um escanteio. A zaga brasileira é tão boa que nem se contenta mais em só defender e parte para o ataque. No cruzamento do gol, os dois zagueiros estavam lá. Ramires jogando muito e deixando Felipe Seagal cada vez mais no banco. Tudo perfeito.

Os chilenos sentiram o golpe e o Brasil se aproveitou. Numa bela troca de passes dos nossos atacantes, Luís Fabiano chegou na cara do gol e deixou o seu. Veio o segundo tempo e o Brasil continuava a jogar inteligentemente, sem dar espaços ao Chile. Em nenhum momento os brasileiros tiveram a classificação para as quartas ameaçada, mesmo com Kaká possuído por espíritos obsessores, xingando e dando porrada. Até Kleberson, que andava mais sumido que ex-namorada de goleiro do Flamengo, entrou no jogo. E pra fechar com chave de ouro, um belo gol de Robinho. A lamentar, só o segundo amarelo de Ramires, de fora do próximo jogo, e a possibilidade da volta de Felipe Ludgren.


A única coisa chata dessa seleção é que ela é muito séria. Pô, o Dunga nem deixa os caras comemorarem as vitórias. Dany Fikada já tava toda empolgada, achando que ia rolar aquela suruba tradicional de seleção pós-vitória e eu também já tinha encomendado um engradado de vinhos chilenos pra passar a noite de peixe-piloto dos jogadores sacaneando o Chile, mas o Dunga travou. Enquanto na Argentina, o técnico é quem comanda a zona, no Brasil do crente Jorginho os craques não podem nem fazer um batuquezinho. Tudo bem, eu bebi por mim e por eles.

Outro jogo de hoje de ontem:

Holanda 2 x 1 Eslováquia
A Eslováquia até que durou muito. Quer dizer, na Copa, porque o país mesmo daqui a pouco se divide de novo, ou se junta a outro. A Holanda nem precisou se esforçar muito. O craque e garoto-prodígio Robben, que se contundiu antes do torneio, foi se recuperando e vai pegar o Brasil tinindo. O problema da Holanda é saber se o time de Van Persie, Van der Vaart e Van Marwijk consegue passar por uma fiscalização do Detro, já que não se sabe se essas vans estão legalizadas. Se bem que, em se tratando de Holanda, com certeza tá tudo legalizado.

Jogos de hoje de hoje mesmo:

Paraguai 0 x 0 Japão (pênaltis: 5 x 3)
Um duelo interessante entre o maior fabricante de eletrônicos e o maior falsificador dos mesmos. Paraguai e Japão fizeram o jogo mais chato das oitavas, embora até o fim estivesse totalmente indefinido quem seguiria na Copa. O problema do Japão é que o meio-campo Honda, embora seja o motor do time não conseguiu resolver sozinho. Já os paraguaios, liderados por Ortirrelaxaegoza e Roque-Santa Cruz Via Cesarão, agora passam às quartas e dedicaram a classificação ao craque Cabañas.

Espanha 1 x 0 Portugal
De que adianta ter um craque bonito e metrossexual se o que vale mesmo é se classificar? A cada olhadinha que Cristiano Ronaldo dava para o telão do estádio para arrumar o penteado a Fúria partia com fúria pra cima dos portugas. Dessa vez, Coentrão não deu aquele tempero ao time de Portugal e Pepe Já Tirei A Vela também não foi bem. Já Davi Villa Mimosa marcou seu quarto, assumindo a artilharia junto com Higuain. E quando o jogo terminou, Cristiano Ronaldo, o personagem preferido das piadas do saudoso Costinha (já que é, ao mesmo tempo, português e bichinha), ainda fez pose para a câmera e deu uma cuspida nojenta. Agora a gente já sabe que o gajo não engole, ele cospe.

27 de junho de 2010

Oi tavas na peneira, oi tava peneirando - Day 17 e Day 18

Agora não tem choro nem vela! Perdeu, saiu fora! Agora começa de verdade a Copa do Mundo! E é tanta correria aqui na África, tanto frenesi no fosquete dos coleguinhas da imprensa por aqui, que até eu, normalmente uma pessoa calma e equilibrada, estou tendo problemas para fazer as resenhas dos jogos. Acumulei dois dias de trabalho fazendo umas coisas por aqui mas, ao contrário do que Dany Fikkada tem feito comigo, não posso deixar vocês na mão.


Jogos de hoje (que na verdade, foram os "jogos de hoje" de ontem):

Uruguai 2 x 1 Coreia do Sul
Se você vai comprar um celular, há uma boa chance que ele seja de uma marca coreana, como a Samsung e a LG. Mas se você está afim de ver um jogo de futebol, deixa pra quem entende da parada. Com dois títulos mundiais e uma fila de 60 anos, o Uruguai chegou à África do Sul tentando mostrar que não vive só do passado e, numa típica vitória portenha, misturando raça e telento, despachou os japas da terra da Samsung e da LG e se classificaram para as quartas. Agora, a Samsung e a LG podem arrumar outra coisa pra fazer que não seja pensar em futebol. Podem, por exemplo, botar um dinheiro no UH e no Blog, já que estou cavando descaradamente um patrocínio da Samsung ou da LG.

Estados Unidos 1 x 2 Gana
Muitos jornalistas têm dito que Gana conta com a torcida de todo um continente, já que é a única seleção africana ainda na Copa. Eu diria que além da torcida dos africanos, Gana também contou nesse jogo com a torcida de todos os historiadores-pseudo-comunistas-viúvas-do-Marx; dos homens-bomba fundamentalistas do mundo árabe; e da maioria dos intelectualóides brasileiros, perdidos em suas ideologias hipócritas (caraca, falei que nem um cientista político da "Veja"!). Os Estados Unidos conquistaram a vaga para as oitavas na raça, superando erros de arbitragem e tudo o mais, mas na hora do vamos ver mostraram que apesar da evolução, graças a Deus, pelo menos no futebol os americanos continuam fracos. Já o pessoal de Negana pode comemorar e nós também, pela promessa de bom duelo contra o Uruguai nas quartas.

Jogos de hoje (agora sim):


Alemanha 4 x 1 Inglaterra

Desde que os técnicos das duas seleções eram Hitler e Churchill, a rivalidade entre esses dois países beligerantes é gigantesca. Na final Copa de 66 a Inglaterra ganhou da Alemanha com um gol irregular e só depois de 44 anos a justiça foi feita, com os ingleses tendo um gol muito dentro sendo invalidado. O técnico da Inglaterra e jogador do Defensores de Medelin, Fábio Cabelo, nada pôde fazer diante dos alemães, que conseguiram uma vitória excepcional, com contra-ataques fulminantes e domínio completo, mostrando que é possível sim dar show mesmo jogando contra um time bom. Depois dizem que é perseguição ao Dunga...


Argentina 3 x 1 México

Poucas coisas na história da aventura humana sobre a Terra são tão chatas e irritantes quanto um trio de mariachis. Assim, que me desculpem os que acham que brasileiro tem obrigação de torcer contra argentinos assim como flamenguista tem que torcer contra vascaíno e vice-versa, mas eu torci muito pela Argentina. Mesmo tendo simpatia pela terra do Seu Madruga, dá gosto ver um time jogando pra frente, sem medo. Aí os chatos vão dizer que o primeiro gol foi ilegal, e tudo mais... Tá bom, ajeitar no braço é que tá valendo, né? Promessa de jogaço nas quartas

25 de junho de 2010

Roda, roda, vira, solta a roda e vem - Day 16

Tudo vale a pena se a alma não é pequena, já dizia Fernando Pessoa, o maior poeta da língua portuguesa. Mas se a pessoa do Fernando tivesse assistido ao jogo de hoje entre Brasil e Portugal, ficaria abismado com almas tão pequenas quanto as de Dunga e Carlos Queiroz, que se contentaram com um zero a zero chato e previsível, de um típico jogo de comadres.


Depois da goleada de 7 a 0 em cima da Coreia da Morte, confesso que fiquei com medo de Portugal. Afinal, Cristiano Ronaldo (que ao contrário do que dizem, não é viado, embora já tenha o alvará pra quando quiser ser) disse que os gols eram como catchup, quando saem, vêm tudo de uma vez. Mas só agora entendi o que o luso disse. O catchup saiu todo de uma vez contra os jirayas e agora secou.


Tudo bem que esse jogo não valia muita coisa, até porque ser primeiro ou segundo não era garantia de pegar a melhor ou pior nas oitavas. Mas precisavam fazer um joguinho tão chocho? Esse time de Portugal é uma piada! Não sei se era luto pelo Saramago, mas os bigodudos passaram o primeiro tempo todo se segurando, com medo do Brasil, que por sua vez ficou tocando a bola pro lado, sem arriscar nada.

Veio o segundo tempo e a postura dos portugas mudou. Dispostos a botar o Brasil pra dançar o tiro-liro-lá, Portugal veio com tudo, mas esbarrou na própria falta de talento para a conclusão. Como diria Tati Quebra-Barraco, Deco é bom, e talvez tenha feito falta. Cuentrão, aquele que chega na suruba sem ser convidado, deu um certo tempero ao Vasco da Europa, mas foi pouco.


E do lado do Brasil? Sem Elano, Kaká e, misteriosamente, Robinho, o time ficou sem poder de criação. Júlio Baptista é um cara que manja muito, mas não tem como ser o substituto Kaká. Daniel Alves tem um sobrenome de talento, mas ontem foi apenas médio. Felipe Melo bem que estava se segurando, mas ontem não resistiu e fez mais uma de suas felipemelices, ao tentar dar um ippon no portuga. Sorte para o Galvão Bueno que os dois machos dele no time, Lúcio e Júlio César jogaram bem e foram os destaques.


Agora encararemos o Chile. Não dá mais pra jogar na primeira marcha. Abre teu olho, Dunga. Senão, você é que vai ser o anão puxando o coro de "Eu vou, eu vou, pra casa agora eu vou".

Outro jogos:

Coreia do Norte 0 x 3 Costa do Marfim
Ééééééééééééééé, da Costa do Marfim!!!! A imprensa do mundo inteiro dizia que esse jogo não valia mais nada. Como assim? Foi graças ao golzinho salvador no final da partida que eu venci o bolão. Chupa, Roberto!

Suíca 0 x 0 Honduras
A Suíça entrou em campo precisando vencer para se classificar. Aí é que estava o problema. Como é tradicionalmente um país neutro, a Suíça não ataca ninguém, e só joga no erro do adversário. Quando o adversário é um time como o de Honmoles, que não parte pra cima, fica difícil. As verdinhas de Bob Jef que residem na Suíça hoje estão com certeza mais triste.

Espanha 2 x 1 Chile
David Villa Mimosa vai dar trabalho nessa Copa. O atacante marcou mais um e já é um dos artilheiros da competição. Sorte do Dunga que só vai ter que encará-lo numa final. O Chile jogou para o gasto, mas mesmo assim é um time perigoso. Beausejour bocejou e perdeu uns gols, mas Isla de Maceió e "El Mago" Valdívia podem dificultar para a seleção canarinho.

24 de junho de 2010

Arrivederci - Day 15

Há alguns dias, eu publiquei uma foto minha com o grande líder sul-africano Nelson Mandela para comprovar a minha presença aqui na África, mas recebi vários e-mails dizendo que era uma montagem, que eu nem estava na Copa e nem aquele era o grande Mandela. Então, pra provar pra vocês que eu não só estou aqui como também gozo de prestígio com o ex-presidente, estou postando uma nova foto com Nelson Mandela, dessa vez pra não deixar nenhuma dúvida:


Jogos de hoje

Eslováquia 3 x 2 Itália
Primeiro foi a França, atual vice-campeã, e agora a própria campeã de 2006 é eliminada da Copa vergonhosamente. A Itália, que sempre faz campanhas medíocres mas acaba chegando, dessa vez não passou nem da primeira fase. E olha que nem foi por esse jogo, por sinal, o melhor da Copa até agora, pelo menos em emoção. A Eslováquia dominou o primeiro tempo e parte do segundo, quando os carcamanos começaram a pressionar, num jogo lá e cá o tempo todo. Mas não houve tempo. Os italianos que falam português da novela das oito devem estar inconsoláveis com essa eliminação. Chupa, Manguaça!

Paraguai 0 x 0 Nova Zelândia
Eu achava que o futebol paraguaio era falsificado, mas os jogadores da terra da muamba provaram que podem mostrar algo mais nessa Copa, classificando-se em primeiro no grupo. Já a rapaziada da terra dos Zés ficou dependendo só de uma vitória nesse jogo pra se classificar, mas mesmo assim voltam da África do Sul invictas, o que já é quase uma conquista de Copa para eles.

Dinamarca 1 x 3 Japão
Há algo de podre no reino da Dinamarca. Depois de perder para a Holanda jogando pra frente e vencer bem a seleção de Camarões, a Dinamarca decepciona e perde a vaga no último jogo. O Japão, desde que se livrou de um pé-frio em Copas que tinha por lá, mostrou que não é bom só em inventar coisas, e venceu bem. Menos mal para São Paulo que os japas se classificaram, afinal a cidade ia ficar muito triste se no mesmo dia Japão e Itália estivessem fora da Copa.

Camarões 1 x 2 Holanda
Já dizia Zeca Pagodinho que camarão que dorme a onda leva. Já sem chance, mais uma seleção africana volta pra casa mais cedo. Quanto à Holanda, continuo na minha torcida para a "Laranja Mecânica" chegar até a final. Vai ter mulher bonita assim na arquibancada lá no Cogal! O grande astro holandês e parceiro do Batman, Robben, entrou para mandar uma bola na trave e dar rebote para o gol de Huntela, f¨&*#%udendo com meu bolão.

23 de junho de 2010

Vem classico nas oitavas - Day 14

Correria e pouco tempo aqui na África, cobrir quatro jogos por dia não é mole.

Jogos de hoje:

EUA 1 x 0 Argélia
Se o jogo tivesse terminado 0 x 0 já seria um dos mais emocionantes dessa Copa, pela vontade e necessidade de ganhar das duas equipes. Mas eis que no último minuto os americanos fazem o gol salvador que os classificou para as oitavas. Jogão de primeira, como deveria ser todos em Copa. A Argélia está de parabéns, pela vontade demonstrada nesse jogo. Eu, particularmente, estava torcendo para os states, pois a possibilidade de piadas é maior. Cuidado, com os americanos, esse time é bom. Yes, they can.

Eslovênia 0 x 1 Inglaterra
A Eslovênia é mais um daqueles países do leste europeu sobre o qual ninguém sabe nem vai saber muita coisa. A Inglaterra não vem jogando nada desde o primeiro jogo, mas tem uns jogadores que gostam de farra, de furar o olho dos companheiros... Pensando pelo lado jornalístico, até que foi bom os ingleses passarem.

Alemanha 1 x 0 Gana
Joguinho chato... Cadê a Alemanha do futebol-moleque que encantou o mundo no primeiro jogo? Como o resultado servia para os dois, ninguém arriscou muito. Quem foi bem foi o árbitro brasileiro Carlos Eugênio Simon. Quem diria que o Simon seria o destaque brasileiro na África? Ozil Prateado, a maior revelação da Copa, fez um belo gol, mas não conseguiu repetir a atuação do primeiro jogo. Gana passou e agora eu vou ter que tirar leite de pedra pra falar alguma coisa desse time.

Austrália 2 x 1 Sérvia
Consegui. A Austrália pula fora da Copa e eu não fiz nenhum trocadilho com canguru. Ainda bem. Os servidores até tentaram colocar uma graça no grupo quando ganharam da Alemanha, mas foi só fogo de palha. A Copa não perde nada sem essas dua
s barangas.

22 de junho de 2010

Au revoir - Day 13

O problema de você não pertencer ao mainstream da crônica esportiva é que ninguém te dá confiança. Só porque eu faço parte da mídia independente, o Dunga não quis me xingar, preferindo o Alex Escobar, só porque ele é da Globo. Já pensou que publicidade pro Blog e pro UH ser chamado de cagão para todo o planeta? Seria a glória! Até porque já fui chamado de coisa muito pior e de graça. É por isso que eu peço a ajuda de vocês, leitores do Blog, para bolarem uma pergunta bem escrota pra eu fazer pro Dunga na próxima coletiva, pra deixá-lo bem puto e ele me xingar em rede mundial. Daí pra eu trabalhar no Sportv é um pulo!



Jogos de hoje

México 0 x 1 Uruguai

Um dos maiores clássicos do futebol latino-americano (atrás apenas de México-Peru), essa partida tinha tudo pra ser um jogo de comadres. Pelo menos era isso o que a imprensa esportiva especializada e xingada esperava. No entanto, os camelôs da Uruguaina e os mariachis fizeram um jogão, cada um buscando a vitória o tempo todo, até pra não pegar a Argentina nas oitavas. Melhor para o Uruguai, a melhor surpresa da Copa.


França 1 x 2 África do Sul

Como diria Toni Platão e Charles de Gaulle, a França não é um país sério. OS franceses bateram o recorde intergaláctico de maior número de merdas numa Copa do Mundo. Brigaram com o técnico, recusaram-se a treinar, queimaram o Anelka (sempre desconfiei que francês gostava de queimar o Anelka), discutiram com o preparador, Zidane liderou um motim... aí não tem jeito, em campo o time foi uma piada: desde que Hitler invadiu o país não se via uma derrota tão vergonhosa do time da terra do pão francês. Os fedorentos, que chegaram à Africa graças à mão de Henry, agora volta com uma mão na frente e outra atrás. E por falar em mão, o técnico francês ainda não quis cumprimentar o Parreira no final do jogo. Muito feio. Dos Bafana-Bafanas não se esperava muita coisa mesmo. E a África do Sul acabou voltando pra casa mais cedo. Mas peraí, ela já estava em casa! Ah, menos mal para eles...

Coreia do Sul 2 x 2 Nigéria
Mais um da série dos confrontos desiguais dessa Copa, pelo menos no que diz respeito à dotação. Mesmo com jogadores ameaçados de morte, os negorianos, com reduzidas, mínimas, ridículas, e eu diria até coreanas chances de classificação foram para o tudo ou nada. Mas não contavam com a solidez do time da Coreia, que mereceu a vaga.

Argentina 2 x 0 Grécia
As economias destes países estão quase tão combalidas quanto a que nos proporciona as cruciantes restrições orçamentárias da nossa cobertura da Copa. Mas se nas finanças os países se assemelham, quando a bola rola tudo muda. Mesmo poupando sete titulares e com Messi com o pé no freio (e ainda assim, o melhor jogador dessa Copa), a Argentina confirmou seu favoritismo. E Maradona continua com seu show à beira do campo.

20 de junho de 2010

Festa na Península Ibérica - Day 12

Mais um Especial "História das Copas", com o provecto comentarista Armando Pinto:

História das Copas
por Armando Pinto

Uma das Copas mais marcantes de todos os tempos foi a Copa de 33 d.C., realizada em Jerusalém. Até hoje a equipe de Israel, formada por craques como Pedro, Tomé, Tiago filho de Alfeu e Judas Iscariotes, é lembrada no mundo inteiro. Mas o maior destaque foi Jesus, do Nazaré F.C., que operou milagres com a camisa 10, naquele meio-campo divino.


Mesmo tendo que lidar com a pressão de ser filho do presidente do clube, desde pequeno, o talento de Jesus começou a chamar a atenção de todos. Um empresário europeu chamado Lúcifer fez várias propostas tentadoras para levá-lo, mas Jesus preferiu continuar jogando em seu país. Israel, que desde Moisés e Davi não revelava nenhum talento, viu em Jesus o grande trunfo para faturar a Copa. Ele era o Messias.


O talento de Jesus transformou um time mediano como Israel da água para o vinho. O “Mestre”, como era chamado pelos companheiros, multiplicou os gols da equipe, ressuscitou Lázaro - atacante que andava meio morto, sem fazer gols - e curou as deficiências do time. Começa a Copa e a seleção de Israel chega a Jerusalém triunfante. Jesus, eleito pela Fifa o melhor jogador do ano, chega no lombo de um jumento. A imprensa da época se derrete em elogios ao craque, chamando-o de “Rei dos judeus” e o “artilheiro de Deus”. Durante a Copa, Israel arrasou seleções como a de Cafarnaum, Betsaida e Betania. O craque, porém, pregava a humildade, e mesmo que cada entrevista coletiva sua fosse um sermão, sempre dizia que aquele time, um dia humilhado, ainda seria exaltado.


Mas veio a final contra Roma, e tudo deu errado. Judas Iscariotes foi aliciado por Roma para se naturalizar romano em troca de entregar o jogo e não jogou nada. Pedro teve três oportunidades de passar a bola para Jesus fazer o gol mas, fominha como só ele, negou o “Mestre” três vezes. Tomé teve uma chance clara, mas não acreditou na jogada e desperdiçou. Mas nada se compara a violência dos romanos, que entraram em campo para anular Jesus com um rodízio de faltas. O árbitro Pôncio Pilatos lavou as mãos e deixou a porrada comer. Caçado em campo, Jesus nada pôde fazer e Roma acabou campeã mundial. Mesmo apanhando muito, Jesus perdoou seus agressores e ganhou o troféu Fair Play por sempre oferecer a outra perna.


Crucificado como responsável pela derrota, Jesus, apesar do sucesso pelo planeta, até hoje não é visto como o “Salvador” pelos judeus. Depois da Copa, Jesus largou os gramados, mas não se afastou do futebol. Desgostoso com Israel, fundou uma nova equipe, o Atlético Cristão, com torcedores espalhados no mundo inteiro, e trabalha como diretor-executivo ao lado do Pai.

Jogos de hoje:


Portugal 7 x 0 Coreia do Norte
Ao assistir esse jogo, meu coração ficou apertado. Deu uma saudade do UH! Estou sentindo falta de ser derrotado, humilhado e esculachado como a Coreia do Norte foi. É isso que se faz quando se pega um time de bunda rachada: mete logo sete no saco. Os bigodudos portugueses não tiveram pena dos coreanos, que agora provavelmente desaparecerão quando voltarem para o país. É por isso que quatro já fugiram!

Chile 1 x 0 Suíça
No primeiro jogo, os suíços pareciam relógios suíços, tamanha precisão com que seguraram na defesa o avanço dos espanhóis. Mas hoje o Chile, que já tinha jogado bem contra Honduras, pressionou o tempo todo e ficou difícil resistir. A Suíça faz uma boa linha de impedimento, só esqueceram de avisar o bandeirinha, que deixou de marcar a banheira no gol do Chile, que, comendo pelas beiradas, promete sacudir essa Copa.

Espanha 2 x 0 Honduras
Com uma grande atuação do atacante David Villa Mimosa, autor dos dois gols e que ainda desperdiçou um pênalti, a Espanha enfim estreia no Mundial mostrando porque foi considerada uma das favoritas. Dessa vez, ninguém reclamou da repórter namorada do goleiro Casillas atrás do gol, o que teria destraído o arqueiro espanhol no primeiro jogo. Esses espanhóis também... não sei, não. Preferiam quem atrás do gol? O Escobar? O Márcio Canuto?

Chupa, Drogba!!!! - Day 11 parte tchu

Agora sim! Estreamos na Copa do Mundo! Um jogo bom, nervoso, com belos gols, gol de mão, erros do juiz, expulsão... Porque jogo de futebol é igual despedida de solteiro, se não tiver uma confusão, não tem graça!

Já dizia a propaganda de cerveja da qual participam o técnico e alguns jogadores: "Nós comemos quem? Guerreiras!!!!" E foi com esse espírito que o Brasil entrou em campo hoje. Num jogo em que até o crente Kaká ficou todo nervosinho e foi expulso, mostramos para os maldosos e violentos angolanos etíopes da Bosta do Marfim por que é que nóis é penta, porra!!!


Confesso que nossa delegação estava apreensiva. Armando Pinto, macaco velho em Copas do Mundo, estava preocupado, afinal, a Bosta do Marfim não era uma Coreia do Norte, e se o Brasil desse os mesmos moles, os mesmos toquinhos pro lado que deu no primeiro jogo, a chance de perder era grande. Mas a seleção canarinho veio pro jogo com força total e não deu chances aos tanzanianos egípcios da Bosta do Marfim desde o começo.

Quando o time veio a campo fiquei um pouco nervoso. Não pela escalação, mas pela roupa do Dunga. Pô, mó sem graça, eu estava igual ao Jorginho e o Kaká, crente que o Dunga viria com uma daquelas roupas estilosas dele, mas ele veio normalzão. Pô, Dunga, dá motivo pra gente te zoar aê! Vê se vem estiloso assim:



Vamos ao jogo. Porra, mermão, é esse o melhor time da África??? Pelamordedeus, isso é uma Drogba de time! Medroso, acuado, violento, totalmente envolvido pelo Brasil. O Brasil entrou cauteloso, achando que a Bosta do Marfim ia partir pra cima. Mas o que se viu foi um Brasil sem medo, diante dos respeitosos camaroneses zimbabuanos da Bosta do Marfim. E bom mesmo foi ver os três que sabem jogar bola da seleção fazendo uma grande jogada para a conclusão certeira de Luís Fabiano.

Veio o segundo tempo, e o Brasil não diminuiu o ritmo. Logo no início, Luís Fabiano, de novo e agora sozinho, faz um golaço: dá dois chapéus, ajeita com a mão duas vezes e manda pro gol! Ajeitando com a mão é mais gostoso! E nesse lance começava a aparecer a figura do jogo, o juizão francês e torcedora do UH Stephany Galvão, que como toda a França nessa Copa, veio à Àfrica do Sul só pra fazer merda. Além de ter validado o gol ilegal, o árbitro ainda foi comentar com Luís Fabiano que viu o craque meter a mão na bola, mas como também gosta de Brahma, deixou isso pra lá. E viva a hipocrisia nacional! Quando é o roubo pro Brasil, é só engraçado, a gente finge que não vê!


A partir daí a porrada comeu na casa de Mandela. Os jogadores de Bosta do Marfim, também conhecidos como "elefantes", devido à força física, baixaram o cacete, o que deixou o técnico Dunga zangado (Rá! Entendeu? Deixou o Dunga, Zangado! Os dois anões! Rá!) e nossa personal cocksucker excitada, afinal reza a lenda que o cacete dos senegaleses nigerianos da Bosta do Marfim é gigantesco. Com a complacência do árbitro, depois de uma entrada assassina em Elano, e outras em Michel Bastos e Luís Fabiano, a Bosta do Marfim achou um alvo e começou a provocá-lo: Kaká.


O meio-campista, que vinha fazendo uma boa partida, tomou o primeiro cartão amarelo e começou a ser provocado. Os quenianos marroquinos da Bosta do Marfim começaram a chamar os bispos da Igreja Renascer de ladrões e o crente Kaká não aguentou as provocações e acabou, num lance bobo, expulso.


Mas nem fez falta. Mesmo a bobeada da defesa que deixou Drogba livre pra meter o gol de honra não ameaçou a vitória canarinho. Agora vamos pegar os portugas já classificados. Agora sim, tamo no rumo!

Hoje tem Brasil! - Day 11 parte uan

Fazer uma cobertura de Copa do Mundo com pungentes restrições orçamentárias não é mole... Na ânsia de viajar pra cá, nem tivemos tempo de saber como estaria a temperatura por aqui nesta época do ano. Quando eu soube que viríamos para a Copa, a primeira coisa que fiz foi ir até uma lan house, jogar "África" no Google e buscar as imagens. Como só vi nego pelado, julguei que estaria o maior calor por aqui e não só não trouxemos agasalhos como ainda trouxemos nossas roupas de praia, para curtir o paradisíaco litoral que vem encantando os europeus desde as grandes descobertas.


Acontece que, só de sacanagem, esse está sendo o mês mais frio da história da África do Sul, com temperaturas frequentemente abaixo de zero. Nosso decrépito comentarista Armando Pinto tem sofrido com o frio intenso, já que sua artrite e seu reumatismo pioram com esse tempo. Como não sou jogador, Dany Fikkada se recusa a me aquecer durante a noite. Aliás, só a nossa repórter e pistoleira não sofre com o frio à noite. Como é uma mulher muito entendida em moda, Dany encomendou um exclusivíssimo saco de dormir da filial africana da Lacoste.


Jogos de hoje:

Eslováquia 0 x 2 Paraguai
Quem diria que fosse justamente a rapaziada da terra do whisky, do cavalo e do cigarro paraguaio que mostraria pra muita seleção favorita por aí como se faz quando se pega uma seleção baba como essa da Eslováquia. Sem muita dificuldades, o time dos bons Tico Santa Cruz e Vera Fischer meteu 2 a 0 e deixou a Eslováquia em situação desconfortável no grupo. Acho que os eslovacos no futebol estaão sofrendo do mesmo mal que eu, na seca aqui na África: saudades da Tcheca.

Itália 1 x 1 Nova Zelândia
O time da terra dos Zés empatou heroicamente o jogo contra a Eslováquia, tem uma torcida animada, um país bonito, uma grande cadeia de montanhas, belos vulcões... e só. Ou seja, a rapeize da Cosa Nostra não teria dificuldade nenhuma em sapecar uma goleada, certo? Só esqueceram de avisar aos carcamanos que pra golear é preciso marcar. Nem se o jogo tivesse duas semanas ia sair do 1 a 1. A Itália volta a apresentar um futebol medíocre e pouco inspirado. Ou seja, tem grandes chances de ser campeã de novo.

Logo mais, você já sabe, cobertura de Brasil x Costa do Marfim

18 de junho de 2010

Eu tô aqui sim! - Day 10

Tenho recebido várias mensagens e escutado vários comentários insinuando que a nossa viagem à Copa na verdade seria uma farsa, e que eu estaria no Brasil fingindo que fazia a cobertura direto da África para dar mais credibilidade ao Blog. Ora, como se o Blog precisasse de mais credibilidade! O que o Blog precisa é de patrocinadores que queiram botar seu dinheiro aqui, ou mesmo gente suja, desonesta e com problemas com a polícia que, em troca de umas bajulações e uns comentários favoráveis, aceitem depositar uma grana na minha conta.

Enfim, para desmentir esses boatos de que eu não estou na África do Sul, estou postando uma foto exclusiva do meu encontro com o grande líder desse país, o ex-presidente Nelson Mandela:


Jogos de hoje:

Holanda 1 x 0 Japão

É impressionante como os holandeses são apegados à terra natal. Para os atletas se sentiram em casa, a CBF da Holanda mandou trazer as famosas vacas holandesas e as colocou nos estádios para apoiar a seleção. É um colírio assistir os jogos! A Holanda entrou em campo com Beck, Manga Rosa, Camarão e Mary Jane; Narguilé, Maria-tonteira, La Mota e Cabrobró; Chronic e Perninha-de-grilo. O Japão foi de Hyundai, Mitsubishi, Semp Toshiba e Toyota; Sony, Nintendo, TDK e Nissin-Lamen; Samsung e Ambev (brasileiro naturalizado japonês)

Gana 1 x 1 Austrália

É sério isso? Tenho que cobrir esse jogo mesmo? É uma pena que Gana tenha se classificado para esta Copa e deixado de fora tanto time bom como Egito, Marrocos, Etiópia, Angola... Tá, essas seleções podem não ser boas, mas pelo menos eu teria mais piada pra fazer. A não ser o trocadilho infame com o nome do país, eu não sei nada sobre Gana. Como prometi que não faria piada sobre canguru com a Austrália também não tenho muito a falar sobre o país. 1 a 1.

Camarões 1 x 2 Dinamarca
Um bom jogo, aberto, com muita velocidade e bons lances. A Dinamarca não só tem algumas das torcedoras mais gatas dessa Copa como também os zagueiros mais legais e camaradas do torneio. Como gostam de entregar o jogo! Camarões tem entre seus atletas Eto'o, Ebô, Enô e Ekotô. Isso não é time, é uma boy band africana. Aí não teve jeito, acabou se tornando a primeira seleção eliminada da Copa.

17 de junho de 2010

Se gritar pega ladão... - Day 9

Jornalistas brasileiros são furtados em Joanesburgo

Quatro jornalistas brasileiros perceberam nesta quinta pela manhã que tiveram 1,8 mil dólares (cerca de 3,2 mil reais) furtados dos cofres dos seus quartos no hotel Garden Court Sandton, em Joanesburgo, na África do Sul. Os brasileiros tiveram sucessivos problemas para abrir os cofres dos quartos e, ao fazer a conferência de seus pertences, constataram o crime. Os jornalistas não deram queixa à polícia pois o hotel está fazendo uma investigação interna e prometeu a eles um retorno até esta sexta pela manhã. Caso não tenham a quantia devolvida, os profissionais vão acionar as autoridades locais.

Assaltos a jornalistas têm sido comuns durante o Mundial. Nesta semana, uma equipe de TV da Nova Zelândia teve seus equipamentos furtados no hotel onde ela estava em Rustemburgo. Os itens levados foram avaliados em 767 mil rands (R$ 180 mil aproximadamente). Na semana anterior, profissionais de jornais portugueses, de um veículo espanhol e da imprensa chinesa foram roubados em Joanesburgo. A seleção da Grécia também foi afetada por um incidente semelhante. Cerca de 15 mil rands (R$ 3,5 mil aproximadamente) foram furtados de três jogadores no hotel onde o time estava hospedado em Durban.

Fonte: Globo.com

Depois dessas notícias, tenho recebidos milhares de e-mails, telefonemas e mensagens vindas do Brasil, com familiares, amigos e fãs preocupados com a nossa segurança. Queria aproveitar esse espaço para dizer que estamos todos bem e que vocês não precisam ficar preocupados conosco. Toda vez que a gente vai praticar esses furtos tomamos cuidado de não aparecer nas câmeras de segurança e apagamos nossas digitais. Sabe como é, nossa cobertura da Copa sofre de lancinantes restrições orçamentárias, se a gente não fizer um ganho por fora...


Jogos de hoje:

Alemanha 0 x 1 Sérvia
Dois países acostumados com guerra. A Sérvia tá acostumada a existir, deixar de existir, se juntar, se separar, existir de novo... ou seja, pra esse povo o que vier é lucro. Os alemães, que criaram a blitzkrieg, a guerra rápida, na Segunda Guerra Mundial, aplicaram o conceito na primeira partida, mas assim como na guerra, a blitzkrieg do futebol acabou falhando contra um adversário mais arrumado. Mesmo com jogadores como Cacau Show, Ozil Prateado, o cenourinha Mário Gomes, e com o zagueiro serviçal achando que a Copa era de vôlei, a Alemanha não conseguiu segurar o ímpeto dos craques-inflamações Sinusic, Rinic e Conjuntivic.

Eslovênia 2 x 2 EUA
A Eslovênia é o país mais maria-vai-com-as-outras do mundo. Já fez parte do Império Romano, do Império Bizantino, do Sacro Império Romano-Germânico, do Império Austríaco, da República da Iugoslávia...(obrigado, Wikipédia). Com um país tão bunda-mole como esse, a gente podia esperar um jogo fácil pra os Estados Unidos do USA, porém eles dominaram o primeiro tempo. Mas americano não desiste nunca (ou será que é outro povo que não desiste nunca?) e no segundo tempo os yankees empataram com um gol do filho do técnico (depois dizem que só tem nepostismo no Brasil). E desde Bin Laden alguém não sacaneava tanto os americanos quanto esse juiz, que roubou descaradamente os States Unidos.

Inglaterra 0 x 0 Argélia
Depois dizem que a culpa é da Jabulani... Inglaterra e Argélia fizeram um jogo pobre de inspiração e de emoção. Quem está triste com os maus resultados da Inglaterra é a nossa repórter-chicken Dany Fikkada. Com tanto beberrão e fura-olho no "íngrichi tim" Dany achou que ia amarrar seu burro na sombra com os filhos da terra da rainha, mas a campanha medíocre da Inglaterra fez seus atletas precisarem mais do que nunca dos smurfs do comentarista-matusalém Armando Pinto

El calcanhar de Diós - Day 8

E a vitória do Brasil ainda repercute na Coreia do Norte. Como o Blog adiantou ontem, o jogo só seria exibido na Coreia um dia depois. Pois não é que eles fizeram um VT só com os melhores momentos do jogo? Confira:



Jogos de hoje:

Argentina 4 x 1 Coreia do Sul
Maradona é uma figuraça. Mesmo fora de campo todas as atenções são para ele. E a bola procura o craque, tanto é que num lance de pura magia o técnico devolveu uma bola ao campo de calcanhar. Os argentinos fizeram um jogo pra frente, baseado nos talentos individuais de Messi, Tevez e Higuain, que, muito criticado no primeiro jogo, meteu 3 gols e já é o artilheiro da Copa. A Coreia do Sul ainda fez um primeiro tempo razoável, com muita aplicação, mas o país, cuja capital é Seul, tomou no Seul no segundo tempo.

Nigéria 1 x 2 Grécia
Nigéria e Grécia são a prova de que dois times ruins, toscos e medíocres podem fazer um jogo emocionante. A Nigéria não teve dificuldades para fazer o primeiro gol. Do lado da Grécia, parecia que a crise econômica do país também tinha chegado ao futebol e o time estava totalmente perdido. Mas aí veio a expulsão do Kaita da Nigéria e tudo muda. A Grécia pressionou e virou o jogo, numa falha do bom goleiro Enyema. Destaque para o capitão Karalhones (que apesar do nome não é nigeriano) e Samaras Felipo.

França 0 x 2 México
O slogan da torcida mexicana para apoiar a seleção, "México gostoso" foi fundamental no jogo de hoje. Para suportar a pressão de uma partida tensa, com muitas faltas e pouco futebol foi necessário muita disposição da rapaziada da tequila. Os franceses, arrogantes como sempre, sofrem com os problemas internos da seleção. O problema é que existe um racha na França. Aliás, problema não, porque se for uma racha como a da Carla Bruni, aí quem é maluco de ligar pra futebol!

16 de junho de 2010

Fúria tranquila e silêncio - Day 7

A culinária africana tem profunda ligação com a brasileira. Os escravos africanos trouxeram para o Brasil pratos como o vatapá, o acarajé e a moqueca. E até hoje, a culinária africana tem um lugar de destaque, com pratos originais como o barro com pedra, o escondidinho de areia e o strogonoff de terra. No entanto, mesmo com toda essa fartura, achamos melhor trazer nossa comida do Brasil, já que, devido aos boatos sobre a dotação dos nativos, achamos muito arriscado experimentar uma comida dos africanos.

O prato vazio é o mais popular da culinária africana

Jogos de hoje:

Honduras 0 x 1 Chile
Quando a gente olha um país como Honduras, governado por um fanfarrão como o Manuel Zelayas, sabe logo que o time que eles vão levar para uma Copa do Mundo não vai ser grande coisa. Hoje não foi diferente. Apesar do bom goleiro Governador Valadares, o time é mais uma seleção da série C. Já o Chile chegou fazendo o que eles fazem de melhor: botando o estádio pra tremer, em ataques perigosos e futebol envolvente. Um a zero foi pouco.

Espanha 0 x 1 Suíça
A Espanha chegou à Copa como uma das favoritíssimas ao título, como sempre, e, pelo visto, como sempre vai amarelar. Apesar de contar com nomes de peso como Nelson Piqué e o marido da Fernanda Montenegro, Fernando Torres, a Fúria vai morrer na praia. Menos mal que se pode morrer numa praia como as de Ibiza ou Barcelona. A Suíça tem uma ligação toda especial com o UH, já que é lá que reuposa uma boa parte da fortuna de Bob Jef. Pois foi exatamente guardando a defesa como se fosse um cofre de um banco que o pessoal da terra do chocolate segurou o ímpeto dos espanhóis, que pressionaram o tempo todo mas não conseguiram passar pelo ferrolho. A Suíça ainda conseguiu marcar o seu com um gol do auxiliar de pedreiro Gelson Fernandes, estragando milhões de bolões espalhados pelo mundo, na maior zebra até agora na terra das zebras.

África do Sul 0 x 3 Uruguai
Finalmente, depois de 16 jogos e centenas de decibéis, pudemos dar um sossego nos nossos ouvidos. A Dona Celeste da limpeza brilhou e botou os donos da casa, em atuação medíocre, no bolso e calou os milhares de vuvuzelas presentes no estádio Loftus Versfeld, em Pretória, ou melhor, Afrodescendentória. O Uruguai, que há 20 anos não ganhava uma partida de Copa do Mundo, jogou muito e praticamente garantiu a vaga para as oitavas deixando os Bafana Bafanas, que ainda tiveram o goleiro expulso, ameaçados de serem a primeira anfitriã a não passar da primeira fase. A nota triste foi o gol uruguaio no último minuto, que matou mais uma vez o meu bolão.

Chupa, Kim Jong-il! - Day 6 parte tchu (porque a parte uan foi ontem)

Bonito, não foi, nem fácil. Mas o Brasil fez o mínimo e venceu a Coreia do Norte na estreia da Copa por 2 a 1, com gols de Maicon e Elano, com Yun Nam descontando.


Amigos, eu bem que gostaria de ter escrito esse post antes, mas não é todo dia que tem jogo do Brasil numa Copa do Mundo, e o nosso dia ontem foi corrido demais. Primeiro, a dificuldade pra entrar no estádio. Como vocês sabem, nossa delegação sofre de severas restrições orçamentárias. Além disso, ao contrário dos nossos coleguinhas, não temos credencial para nenhum evento e temos que entrar nos locais no peito e na raça. Os seguranças não acreditaram que nós éramos jornalistas e só conseguimos entrar quando dissemos que íamos trabalhar na zona mista para entrevistas do estádio. Quando os seguranças olharam para Dany Fikkada não tiveram nenhuma dúvida que ela realmente trabalha em zona.


Dentro do estádio, muita coisa chamando atenção, mas nada como as já famosas roupas do Dunga. Dessa vez o estiloso treinador foi com um sobretudo azul marinho com uma blusa de gola rolê que o fez ficar parecido com o Capitão Horatio McCallister dos Simpsons:


Outra coisa que merece ser comentada foi o choro do atacante norte-coreano Jong Tae-se, conhecido como o "Rooney asiático", na hora do hino. E se a gente sofre de impiedosas restrições orçamentárias, compensamos com muito talento. Afinal, leitura labial todo jornalista faz. Quero ver fazer leitura de pensamento. Sim, amigos, com exclusividade o Blog do UH traz a você, não só uma, mas várias leituras do pensamento de Jong Tae-se:


Como o consumo de bebidas alcóolicas está liberado nos estádios da Copa, quando começou o jogo a gente já tava chamando o Eto'o de meu lôro e não conseguimos ver muita coisa do jogo. Graças a Deus, porque a partida foi uma pelada. No primeiro tempo a Coreia do Norte colocou 11 ogivas nucleares na defesa e não deu espaços para a seleção canarinho, que se limitou a ficar tocando a bola sem arriscar.

A Coreia do Norte, além de ser uma favela da zona oeste do Rio, também é um dos países mais fechadinhos do mundo. Ninguém sabe nada do que acontece no país, devido ao regime ultra-totalitarista de seu líder, o nanico Kim Jong-il que controla com mão-de-ferro o povo norte-coreano. Os japas não conseguem sair do país e vivem sob uma repressão violenta, que inclui campos de concentração para presos políticos e censura à imprensa, coisa com a qual eu concordo, porque tem muito engraçadinho falando muita merda por aí em blogs na internet. A censura é tão grande que o jogo só foi transmitido hoje no país. Além disso, Kim Jong-il desafia o mundo com seu programa nuclear, ameaçando constantemente a paz.

Kim Jong-il na verdade é mais uma imitação do humorista Shaolin, do "Show do Tom"

Pela falta de informação, ninguém sabia como jogavam ou mesmo como eram os jogadores da Coreia do Norte. Aliás, nem os próprios norte-coreanos sabem quem são eles, já que qualquer um que colocar o uniforme da seleção é confundido com um atleta. O Brasil parece que não esperava a retranca dos chinas e, ao contrário dos namorados de Dany Fikkada, teve muita dificuldade para furá-la. Com Kaká e Luís Fabiano muito ruins, sobrou para Robinho e Elano fazerem a diferença. No final, uma desatenção da zaga e o atacante Yun Nam marcou o gol de honra e f@#%*udeu com meu bolão.


Terminada a partida, nossa delegação se preparou para a festa de comemoração. Armando Pinto tomou três smurfs, Dany Fikkada já foi passando o hipoglós para as futuras assaduras e eu já tinha encomendado umas piranhas holandesas e dinamarquesas (já que não é muito salubre encomendar piranhas africanas) quando ficamos sabendo que o Dunga proibiu qualquer tipo de suruba na concentração, inclusive as solitárias. Ah que saudades de 2006... A gente tava crente que ia se divertir, mas como os crentes Jorginho e Kaká têm muita influência no time, ficamos só na vontade.

A bebedeira acabou, mas ficou a ressaca, o que impossibilitou escrever o Blog antes. Mas ainda hoje voltamos a nossa programação normal.

Encontrei alguns brasileiros na África do Sul

13 de junho de 2010

Rumo ao équissa! - Day 6 - parte uan (logo mais a parte tchu)

É hoje! A excitação toma conta de todos! A torcida sul-africana aguardou ansiosamente durante quatro anos por esse momento! A imprensa do mundo inteiro se mobiliza! O fiofó do Galvão Bueno está em polvorosa! É hoje a estreia do Brasil na Copa do Mundo!


Vocês que não tem a minha sorte e estão acompanhando a Copa só pela TV devem estar de saco cheio de assistir sempre as mesmas reportagens sobre o Mundial. O repórter mostra um sul-africano que mal tem o que comer, mas que adora futebol. Aí o repórter diz: "Eu perguntei a Kgaleba (o nome do sul-africano) para qual país ele vai torcer e a resposta veio na hora: 'Vou torcer pelo Brasil' disse ele. 'Os brasileiros tem um futebol alegre, são os melhores'". Qual é a necessidade que a imprensa brasileira tem de mostrar que todo mundo torce pelo Brasil??? Melhora a autoestima de algum brasileiro saber que um zimbabuano que não sabe nem que a bola é redonda e que não come há dias vai torcer pelo Brasil??? Mas pior que isso só aquelas reportagens chatíssimas antes dos jogos em que eles mostram uma família no Brasil que veio do país que vai jogar. Vai jogar Brasil e Itália, aí o repórter: "Estou aqui na casa da família Lo Bianco, eles já moram no Brasil há 50 anos, mas nunca esqueceram a Itália. Deixa eu falar aqui com o patriarca. Sr. Marcelo, nessa hora o coração fica dividido? Vai torcer para o Brasil ou para Itália?" Cichê total.

Jogos de hoje:

Nova Zelândia 1 x 1 Eslováquia
Mais um "cráçico" dessa Copa. A Nova Zelândia é a terra do Senhor dos Anéis. Talvez se entrasse em campo com Frodo, Gandalf e Smeagol pudesse ter mais sorte. Quanto à Eslováquia, pra falar a verdade, eu gosto mesmo é da sua vizinha, a República Tcheca. Se bem que se a Eslováquia é vizinha da Tcheca, então a Eslováquia é o... o... aquilo que dá trabalho mas é gostoso. O jogo foi uma bosta, mas a Nova Zelândia empatou no finzinho e me garantiu dois pontos no bolão.


Costa do Marfim 0 x 0 Portugal
Durante muito tempo, os portugueses foram a África para levar escravos para o Brasil. Taí um bom momento para se vingar. A Costa do Marfim vai começar com sua maior estrela, Drogba, no banco, o que significa que os costamarfinianos vão ter que ralar muito pra conseguir alguma coisa. Pelo lado de Portugal, o craque Cristiano Ronaldo disse que "gol é igual ketchup". Só faltou perguntar, como uma figura lendária do bar do Nelson: "Quer um ket?". Jogo extremamente chato, horrível de se ver, sem nenhuma emoção. O Brasil, mesmo com 85 volantes, vai sacudir esses dois.

Aguardem! Logo mais, post especial com os comentários do jogo do Brasil, sil, sil!

Batendo um bolão - Day 5

Dany Fikkada, a maria-chuteira-mor do futebol já está totalmente enturmada na África do Sul. Hoje ela disputou uma animadíssima partida com strippers e estrelas pornô:



Já eu e Armando Pinto não tivemos alternativa e fomos trabalhar. Mas como todo jornalista que vai a uma Copa, nós não estamos nem aí pra assistir as partidas e fazer a cobertura do evento. O que nós queremos mesmo é caçar uns elefantes, procurar uns diamantes e torrar nossas diárias nas insalubres VMs africanas. Porém, como nossa viagem sofre de sérias restrições orçamentárias, não tivemos escolha e voltamos para o nosso hotel, o Soweto Hilton, onde ficamos chupando as matérias da Fátima Bernardes para o Jornal Nacional.

Jogos de hoje:

Holanda 2 x 0 Dinamarca

Esse jogo prometia. A Holanda, conhecida como "Jamaica européia" é um dos países mais liberais do mundo. Lá você pode fumar sua maconha tranquilamente observando as prostitutas se exibindo na vitrine dos bordéis enquanto aguarda sua amante menor de idade terminar sua cirurgia de aborto. Na Dinamarca, os problemas familiares do craque da equipe, Hamlet, parecem prejudicar o rendimento do atleta, tornando a equipe uma incógnita. A Laranja Mecânica envolveu facilmente a Dinamarca, perdida com uma zaga medonha e não teve dificuldades para vencer. Mas o melhor mesmo foram as torcidas, que fizeram da arquibancada a maior concentração de gostosas por metro quadrado dessa Copa
.

Japão 1 x 0 Camarões

Esse confronto é uma covardia. Se dentro de campo as duas equipes se equivalem nas suas mediocridades, dentro dos dois vestiários, segundo Dany Fikkada, a diferença entre as seleções é brutal. Em torno de 20 centímetros. Os japas se livraram do pé-frio do Zico, mas mesmo assim não devem ir longe nessa Copa. Pelo lado camaronino, Eto'o é melhor que Obina, mas isso não é lá muita coisa. Tanto é que o meia-boca time japonês conseguiu vencer bem com um gol do Honda Twister 250cc.

Itália 1 x 1 Paraguai

A Itália tem quatro títulos, é a atual campeã, mas nunca chega à Copa como favorita. Mas os carcamanos da terra de Sílvio Berlusconi, o Bob Jef italiano, com aquele futebolzinho feio e manjado sempre dá trabalho. O Paraguai não pôde contar com sua maior estrela, Salvador Cabañas, que, baleado por um enfurecido e vingativo mexicano flamenguista conhecido como "El Tristón", não conseguiu se recuperar a ponto de disputar a competição. Mas o melhor mesmo foi quando a Itália empatou e o Luís Roberto falou: "A torcida italiana vai à loucura" e a tv mostra os italianos no estádio bem tranquilos, só batendo palmas.


Post-scroptum


Lembrando que amanhã a torcida do UH estará assistindo ao jogo do Brasil contra a Coreia do Norte no Bar do DCE da UFRJ, no campus da Praia Vermelha, próximo ao Pinel, a partir das 14 horas. Churrasquinho de graça, só paga a cerva. Todo mundo lá.

Domingo é dia de pelada - Day 4

Nosso Mum-ra, o comentarista Armando Pinto, relembra "causos" curiosos sobre as Copas:

História das Copas

por Armando Pinto

Muita gente acha que a primeira Copa disputada em dois países foi a de 2002, na Coreia e no Japão. O que quase ninguém sabe é que há muito tempo uma Copa foi disputada em dois lugares. Foi em 5000 a.c. na Copa de Sodoma e Gomorra.


Apesar de ter sido disputada há muitos anos, não se pode dizer que aquela Copa era do tempo do futebol romântico. Ali não tinha isso de caixa de bombom, flores e ligar no dia seguinte, era só sexo e tchau e benção. Como a imprensa não havia sido inventada, os jogadores se sentiam relaxados para organizar orgias, beber até o sol raiar e levar mulheres, travecos, animais, plantas e qualquer outro ser vivo ou não para a concentração sem serem incomodados pelos paparazzi.


Um dos casos mais emblemáticos da Copa de Sodoma e Gomorra foi o do craque da seleção do reino de Chatubá, o atacante Adrianel, conhecido como o “Imperador”. As farras e bebedeiras do jogador tornaram-se notórias, assim como até hoje não foi explicado o porquê de Adrianel ter comprado um camelo e colocado no nome da mãe de um ladrão famoso na região. Outro caso que chamou a atenção foi o do jogador Ronaldeu que organizou uma orgia com três homens que dormiam com outros homens.


A promiscuidade era tanta que o presidente da FIFA na época, Jeová Havelange, resolveu acabar com a Copa antes do fim e de quebra destruiu Sodoma e Gomorra com fogo e enxofre. Depois dessa Copa, aumentou-se a vigilância sobre as escapulidas dos jogadores. Nada que um Romário não consiga burlar.


Jogos de hoje:

Argélia 0 x 1 Eslovênia
Quando soube que ia comentar esse jogo, pensei: "Tô f@#$%*udido! O que eu vou escrever sobre dois dos países mais sem graça dessa Copa?" Aí me lembrei das lições dos velhos mestres do jornalismo picareta-esportivo e, assim como faz meu coleguinha Galvão Bueno quando narra um jogo de seleções que não conhece, fiquei só tentando descobrir como se pronunciava o nome dos jogadores e quando fui ver o jogo já tinha terminado. Tá vendo? Nessa brincadeira já falei pra caramba. O gol da Eslovênia foi do Koren na Casa Branca numa falha do goleiro Chaochicha, depois do cartão vermelho mais idiota das Copas.


Sérvia 0 x 1 Gana

E eu achando que Argélia e Eslovênia tinha sido um jogo ruim... Sérvia x Gana foi uma espécie de Vasco x UH da Copa do Mundo. E aí eu me pergunto: como um time de bunda-rachada como esse da Sérvia deixa de fora um Petkovic? Numa cadeira de rodas com Alzheimer e mal de Parkinson, o Pet ainda joga muito mais que esse bando de Ivanovic, Stankovic e Conjuntivic juntos. Ainda teve o Caradekuzmanovic metendo a mão na bola do jeito mais imbecil possível. Já do lado de Gana, mesmo um pouco melhor, faltou um pouco mais de raça, um pouco mais de disposição, eu diria até que faltou um pouco mais de... gana (e se você achou essa piada sem graça, é porque não viu a pelada sem graça que foi Sérvia x Gana).

Alemanha 4 x 0 Austrália
Desde a época de Adolf Hitler é bom tomar cuidado com a Alemanha. Eles levam ao máximo a máxima de que "quem come de tudo tá sempre mastigando". Sem fazer alarde os alemães estão sempre em semi-final e final de Copa. Já a Austrália é uma incógnita. Eu mesmo sei muito pouco a respeito desse país a não ser por aquele episódio bem legal dos "Simpsons". Além disso, estou me controlando para não cair no clichê das piadas de cangurus e torcendo para o país não passar para a 2° fase, senão não vai ter como escapar. Em relação ao jogo, a Alemanha se mostrou muito forte, criando muitas jogadas de ataque e já metendo medo nas demais. No mínimo, chega em terceiro.


Post-scroptum


Terça-feira é dia de jogo do Brasil e a galera do UH está se reunindo para assistir à partida. E o local já está decidido: será no Bar do DCE da UFRJ, no campus da Praia Vermelha, próximo ao Pinel, a partir das 14 horas. O churrasco é liberado, só tem que pagar a cerva que consumir. É o UH mandando vibrações positivas para a seleção brasileira! Putões, apareçam lá!